Entre em contato:
(11) 2431-6464


Retrak na mídia

ABRIL / 2011 - Retrak Empilhadeiras é novo fornecedor de locação de empilhadeiras da Marlog Brasil Logística

Operador logístico deixou de ter frota própria após avaliar que custos com financiamento de equipamentos e manutenção eram maiores do que um contrato de locação.

São Paulo,6 de abril de 2011 – A Retrak Empilhadeiras, empresa especializada na locação e venda de empilhadeiras e transpaleteiras, acaba de firmar parceria com a Marlog Brasil Logística, empresa do grupo Transmaroni, como cliente para locação e manutenção de empilhadeiras e transpaleteiras. O operador logístico opera na Grande São Paulo e Rio de Janeiro.

A Marlog decidiu pela terceirização de sua frota e da manutenção de equipamentos que realizam operações em seus três centros de distribuição – dois localizados em Osasco e um no Rio de Janeiro - graças a uma análise de custo-benefício que realizou há pouco tempo.

Desde que iniciou suas operações, há cinco anos, a empresa mantinha frota própria, duas empresas que locavam equipamentos e ainda, uma terceira empresa, para manutenção dos equipamentos do operador logístico.

“Algumas situações impactavam nossas operações: havia excesso de equipamentos e a produtividade, juntamente com a disponibilidade de máquinas, era baixa. Um equipamento quebrado ficava inativo entre 10 e 15 dias para reparos”, comenta o gerente de logística da Marlog, Ronaldo Ferraz.

O executivo explica que essa situação, somada à uma análise comparativa entre as vantagens da frota própria e terceirizada, e um levantamento dos pontos de estrangulamento da operação, indicavam que era preciso promover mudanças. Para tal, a Retrak Empilhadeiras foi convidada a fazer um diagnóstico da situação e a propor uma solução que melhor atendesse à necessidade de movimentação de materiais.

“Em um estudo analítico ficou demonstrado que a Marlog estava investindo mais no financiamento dos equipamentos e contrato mensal de manutenção do que se estivesse usufruindo de um contrato de locação. Isso sem levar em consideração a depreciação dos equipamentos e das baterias somado à indisponibilidade média de 15% da frota, impactando a produtividade dos CD´s”, destaca o diretor da Retrak, Fábio Pedrão.

Ao ser apresentada à sua real situação, a Marlog vendeu seus equipamentos para a Retrak e converteu-se em sua mais nova cliente de locação de equipamentos, adotando ainda um contrato de manutenção da frota composta por empilhadeiras a combustão, frontais a contrapeso elétricas e transpaleteiras. “Temos agora um único fornecedor com expertise para atender à operação de movimentação de materiais de ponta a ponta”, afirma Ferraz.

Com a remodelação de sua operação de movimentação de materiais, a Marlog passou a ter no mínimo 95% de disponibilidade para o grupo de equipamentos e já pensa em investir no aumento de frota terceirizada. Ainda em 2011, a empresa pretende ampliar em 25% o número de equipamentos que utiliza para operações em seus CDs.

Sobre a RETRAK Empilhadeiras

Com 17 anos de atuação no mercado nacional, a RETRAK Empilhadeiras é provedora de equipamentos e sistemas de movimentação e armazenagem de materiais disponibilizando, para locação ou para venda, uma completa linha de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas.

É dealer da fabricante de empilhadeiras alemã Still, prestando serviços autorizados pela fábrica. A empresa fornece equipamentos elétricos com baterias e carregadores e opcionalmente, a RETRAK Empilhadeiras disponibiliza mão-de-obra para gestão da sala de carga de baterias e mecânico residente na planta do cliente.

A RETRAK Empilhadeiras também conta com departamento técnico próprio para desenvolvimento de equipamentos especiais e customizados, adequados à operação dos clientes.

Sobre a Marlog Logística

O Grupo Transmaroni, fundado em 1973, com larga experiência no transporte de cargas secas e frigoríficas, há cinco anos diversificou suas atividades com a abertura da Marlog Brasil Logística, que conta com três centros de distribuição – dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro.

A empresa oferece serviços de logística integrada, armazenagem e transporte de distribuição nas regiões da Grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro....

Voltar

Produtos

RX50-16

Empilhadeira elétrica de contrapeso

MX

Empilhadeira elétrica trilateral

EGV

A Empilhadeira EGV foi desenvolvida para atender de uma maneira fácil e econômica a necessidade de movimentação vertical de cargas leves e médias a alturas pequenas e médias.

KMSX

A selecionadora horizontal KMSX foi desenvolvida para atender de maneira fácil e econômica as necessidades de separação de cargas fracionadas e movimentação horizontal até 2.750kg, a distâncias médias e longas.